sábado, 9 de abril de 2011

CASA DOS ESTUDANTES SERÁ CONSTRUÍDA EM PARINTINS


Entre muitos pontos de pautas discutidos na Reunião Ampliada do Conselho Diretor do dia 08/04 foi discutido o local onde deverá ser construída a casa dos estudantes.   O  diretor Prof. Jeferson começou o ponto de pauta falando das emendas parlamentares da ordem de R$ 1.100.000,00, dos Senadores João Pedro e Artur Neto. Falou das articulações com o Prefeito e a Câmara para conseguir um terreno, o que até o momento não foi possível, para a construção da mesma, que foi criada uma comissão para cuidar desse assunto e que devido a urgência  com isso existem duas propostas: Construção no terreno do campus e construção no terreno onde funcionou a antiga biblioteca. Em seguida foi apresentada pelo arquiteto do Campus, Deyvid Andrade, a planta do antigo prédio e como sugestão um espaço de  40x46, sendo o total 40 x60, visto que nolocal já existe uma construção no local,a segunda opção seria próxima ao seringal, na estrada do Macurany e duas opções dentro do ICSEZ. O diretor falou ainda que outra opção seria o terreno no final da rua Maués (zona sul da cidade).
Foram abertas as inscrições: Foi questionado pela conselheira Michele sobre a decisão dos estudantes e qual será a proposta defendida. Se já se pensou na questão da segurança e acesso.
O estudante João Maurício Falou da luta dos estudantes  para a construção da casa desde a aprovação das emendas. Falou que é a favor de que a casa seja construída dentro do terreno da UFAM, próximo à cavalaria por causa do transporte e da distancia do centro. Solicitou que a universidade garanta mais recurso para a manutenção da casa e que haja articulação com as prefeituras do pólo, para também garantir a manutenção.
A conselheira Monica falou da preocupação com a segurança, do acesso interno e do cuidado com a estrutura dos cursos.
O conselheiro Edson Ribeiro falou que a universidade tem três opções de terrenos. Defendeu que a construção da casa dentro a Ufam poderá trazer benefícios para a segurança dos estudantes, assim como de quem trafega na estrada. Falou que se a construção da casa for no centro será necessário pensar em transporte e que isso pode ser positivo também para todos e solicitou que a universidade articule com órgãos competentes a respeito do transporte.
Após longa discussão foram levantados questionamentos a respeito da quantidade de pessoas que necessitam da casa. O conselheiro Thiago Godinho mostrou a todos, os questionários aplicados nas pesquisas com os alunos e informou que 182 pessoas necessitam da casa. Entre as propostas colocados ficaram as seguintes: “ a casa do estudante poderia ser construída dentro do terreno da Universidade (na estrada do macurany) e com isso seriam disponibilizados dois espaços e a segunda opção no terreno da antiga biblioteca (Rua maués – centro). Venceu por 8 votos a 5 que a casa dos estudantes será  construída no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário